quinta-feira, 14 de julho de 2011

Uma visão macro e microscópica do design educativo

O design educativo remete para uma “nova” função relacionada com o ensino/formação e a construção de um projecto educativo, ao nível dos cursos e dos respectivos programas. Será mais uma das atribuições do Gestor de Sistemas e-learning, de forma directa ou através do acompanhamento, nos casos de outsourcing, sendo fundamental para o sucesso do processo de ensino/formação.

Em primeiro lugar, realço alguns dos aspectos que considero importantes ao nível macro, ou seja, no design de cursos:
  1. A necessidade cada vez mais maior de assumirmos uma linha “market oriented”;
  2. Definir correctamente os objectivos e competências no momento da construção dos cursos e respectivos programas;
  3. Incrementar e valorizar a flexibilidade física e temporal de que dispomos nos processos de ensino à distância (muito útil para a tipologia Blended);
  4. Fomentar a interacção, colaboração e diversificação entre alunos-professores-conteúdos-mercado.
Por último, a vertente mais micro relacionada com o design dos programas:
  1. Definir a estratégia correcta de modo a cumprirmos com sucesso os objectivos definidos ao nível do curso;
  2. É importante que o desenvolvimento dos conteúdos seja executado por especialistas que garantam um conhecimento profundo do mercado de modo a cruzar as necessidades detectadas na instituição com o mercado (casos de cursos à medida);
  3. Produzir materiais user-friendly, interactivos e apelativos até porque muitos destes objectos farão a ponte entre os alunos e o conhecimento devendo ser este momento interessante, motivador e respeitador das principais tendências do mercado;
  4. Distribuir os diversos elementos de avaliação ao longo do programa, diversificando momentos e tipos de avaliação. 

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