segunda-feira, 11 de julho de 2011

Smart.learning? Yes or No? Yes

Tive já oportunidade de conhecer melhor a aplicação da Smart.fm, nas versões para Iphone e PC. A Smart.fm, empresa que produz a solução, foca a intervenção ao nível da relação “princípios científicos da aprendizagem – ferramentas Web”. Vale a pena conhecer a apresentação em http://www.youtube.com/watch?v=fzNEFtZ1tY8, comercialmente muito esclarecedora e apelativa. No entanto, pela reduzido período de experimentação não poderei confirmar a promessa da empresa -  aprendermos da forma mais rápida do mundo!

Gostava de realçar alguns aspectos que me parecem importantes ao nível do “Design Educativo” e ainda em relação à “Tecnologia e Educação”. A solução apresenta um desenho educativo que cumpre algumas das premissas para um correcto desenvolvimento: flexibilidade temporal e ritmo individualizado na aquisição de conhecimentos. Também de realçar a própria produção, que considero bastante user-friendly, recordando-nos, mais uma vez, que é importante que os objectos formativos sejam apelativos e fáceis de utilizar.

Em relação à solução tecnológica, em que assenta todo o processo de aprendizagem, penso funcionar efectivamente como um objecto formativo, capaz de assumir diferentes formatos consoante o hardware utilizado o que permite aprendermos em momentos diferentes, com equipamentos diferentes. De referir ainda que a Smart.fm assenta a aprendizagem na metodologia pergunta-resposta, que defendo ser bastante útil, permitindo melhor memorização e um feedback imediato durante todo o processo. 

Contrariamente a algumas metodologias tradicionais, focadas na relação unidireccional, a Smart.fm mostra ser possível, em especial nos momentos assíncronos, manter a interactividade e interesse, estímulos e condições essenciais durante todo o processo de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário